UOL Notícias Grupos de Discussão
 

O que você achou do depoimento da estudante Geisy Arruda?

A aluna da Uniban (Universidade Bandeirantes) Geisy Arruda, que foi hostilizada pelos colegas dentro da universidade em São Bernardo do Campo (SP) por usar um vestido curto no dia 22 de outubro, prestou depoimento na Delegacia da Mulher na tarde de quinta-feira (26).

Em nota oficial divulgada na manhã desta sexta-feira (27), o advogado da aluna, Nehemias Melo, afirma que o inquérito policial aberto busca identificar os culpados pelos "atos de barbárie acometidos contra ela" e acusa a equipe de seguranças da universidade de ter se juntado aos alunos que a xingavam ao invés de ajudar Geisy.

Na nota consta a explicação da aluna para o ocorrido, registrada em depoimento: "O tumulto já havia se formado quando foi chamada a segurança da universidade. Quando o segurança chegou até a sala de Geisy, ao invés de conter a turma que tentava invadir a sala de aula, dirigiu-se à mesma e a repreendeu aos gritos, 'dando-lhe lição de moral'".

O documento reafirma a responsabilidade da Uniban e a falta de preparo da equipe de segurança da instituição.

*As informações são do UOL Notícias.

O que você achou do depoimento de Geisy Arruda? Concorda que houve despreparo da equipe de segurança da Uniban? Dê sua opinião.

Outros presídios devem seguir o modelo do Centro de Referência da Gestante Privada de Liberdade?

Em um pátio contornado por muros cor-de-rosa, cheio de árvores e brinquedos, dezenas de mães exibem bebês fofos e risonhos. O ar de chácara, no entanto, não esconde a presença de guardas armados de rifles e de cerca de arame farpado. Alguém logo diz: "É tudo muito lindo, mas não se esqueçam de que é um presídio e há mulheres aqui que foram condenadas até por homicídio".

O Centro de Referência da Gestante Privada de Liberdade, em Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), abriga todas as detentas do Estado com filhos de até um ano. Atualmente, são 44 mulheres divididas em sete alojamentos, que, em vez de trancas e paredes escuras, têm bercinhos e paredes repletas de desenhos infantis.

*As informações são do UOL Notícias.

Outros presídios devem seguir o modelo do Centro de Referência da Gestante Privada de Liberdade? O que acha do presídio? Comente.

O Brasil deve manter o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, em sua embaixada em Tegucigalpa?

Mais de 65 dias depois de ter retornado a Honduras na tentativa de retomar o poder, o presidente deposto Manuel Zelaya declarou ao UOL Notícias que vai permanecer na embaixada brasileira "pelo tempo que o Brasil permitir".

A declaração chega poucos dias antes das eleições presidenciais hondurenhas, pleito que é apoiado pelos Estados Unidos e pelo governo golpista no poder como solução para a crise política que o país centro-americano vive desde que Zelaya foi deposto do cargo e expulso do país, em junho deste ano.


*As informações são do UOL Notícias.

O Brasil deve manter o presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, em sua embaixada em Tegucigalpa? Comente.

O que você acha do aumento do IPTU em São Paulo?

Os vereadores de São Paulo aprovaram nesta quarta-feira (25), em primeiro turno, o projeto de lei do prefeito Gilberto Kassab que aumenta em até 60% do valor do IPTU (Imposto Predial Territoral Urbano) a partir de 2010.

Alterações no texto e inclusão de emendas só poderão ser aprovadas em segunda votação, sem data prevista

*As informações são do UOL Notícias.

O que você acha do aumento do IPTU em São Paulo? Comente.

Rigidez em pena ajudará a combater o crime organizado?

Parado desde março na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) por causa de um requerimento do senador Romeu Tuma (PTB-SP), o projeto de lei que cria mecanismos mais rígidos para o combate ao crime organizado volta à pauta do plenário. Hoje (25), a CCJ reavaliou a matéria e aprovou emendas apresentadas pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT).

As alterações tornam mais claro o texto que prevê a necessidade de autorização judicial para a quebra de sigilos de pessoas e empresas e estabelece que só delegados de carreira e procuradores do Ministério Público poderão solicitar as informações.

*As informações são do UOL Notícias.

Rigidez em pena ajudará a combater o crime organizado? Você concorda com as emendas realizadas pelo CCJ? Comente.

Qual a sua avaliação do presidente Lula?

Uma matéria publicada pela revista alemã Der Spiegel, disponível no UOL, afirma que "o Brasil é visto como uma história de sucesso econômico e sua população reverencia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um astro".

Segundo a publicação, o presidente "está na missão de transformar o país em uma das cinco maiores economias do mundo por meio de reformas, projetos gigantes de infraestrutura e explorando vastas reservas de petróleo".

"Lula foi o primeiro a construir uma ponte entre os dois Brasis [o rico e o pobre]", afirma a matéria. "Agora ele é tanto o queridinho dos banqueiros quanto ídolo dos pobres".

* As informações são do UOL Notícias.

Qual é a sua avaliação do presidente Lula? Ele realmente é reverenciado como astro e agrada a pobres e ricos? Comente.

Na sua opinião, o casamento está sendo revalorizado?

A taxa de casamentos no Brasil atingiu o maior nível desde 1995. É o que mostra a pesquisa anual Estatísticas de Registro Civil, divulgada nesta quarta-feira (25) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com dados atualizados de 2008.

A chamada taxa de nupcialidade legal atingiu 6,7 pontos -desde 1998, o número mais alto registrado havia sido 6,6 (em 1999). A taxa é obtida pela divisão do número de casamentos pelo de habitantes e multiplicando-se o resultado por 1.000. Em 1995, a taxa foi de 6,8 pontos.

Segundo a pesquisa, o total de casamentos diminuiu entre 1999 e 2002, mas tem crescido nos últimos anos, especialmente desde 2003. No ano passado, a chamada taxa de nupcialidade foi a maior dos últimos nove anos, atingindo 6,7%. Os dados também apontam o crescimento do número de recasamentos, quando pelo menos um dos cônjuges tinha o estado civil divorciado ou viúvo.

* As informações são do UOL Notícias.

Na sua opinião, está havendo uma "revalorização" do casamento? Comente.

Os policias agem como 'Rambos' por se sentirem desrespeitados?

Atitudes abusivas e exageradamente violentas partem, na maioria das vezes, de policiais que se sentem desrespeitados e tiveram a autoridade desafiada, independentemente da gravidade da situação.

A afirmação foi feita pelo professor Thomas Feltes, do Departamento de Criminologia e Ciências Políticas da Universidade Ruhr, na Alemanha, que coordenou um estudo em seis países (Brasil, Austrália, Alemanha, Grã-Bretanha, Holanda e Venezuela) sobre uso da força policial.

Segundo ele, reações assim são basicamente influenciadas pela filosofia pregada nas organizações, pelas expectativas criadas por superiores e colegas e pela políticas adotadas nas unidades, "com grupos inflados a serem durões e com excesso de autoestima". "Um bando de Rambos", declarou.

*As informações são do UOL Notícias.

Você concorda que os policias agem como 'Rambos' por se sentirem desrespeitados? A truculência policial é justificável? Comente.

Enfrentou trânsito e alagamentos com as chuvas desta terça (24)?

A chuva que atinge São Paulo desde o início da tarde desta terça-feira provoca, às 19h, 16 pontos de alagamento na cidade. De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, todas as regiões da capital estão em estado de atenção às 19h. A escala usada pelo CGE passa por estado de observação, atenção, alerta e alerta máximo.

Ainda segundo o órgão, entre os pontos de alagamento intransitáveis estão duas localidades da região da Sé, no centro da cidade. Uma delas é na avenida 9 de Julho, importante via de São Paulo, na altura do número 638 e o outro trecho com problemas é na rua Teixeira Leite, próxima à rua Leopoldo Miguez, também na região central.

*As informações são do UOL Notícias.

Enfrentou trânsito e alagamentos com as chuvas desta terça (24)? Comente.

O que você acha do "panfleto da cultura"?

Uma espécie de panfleto recomendando aos eleitores que apoiem os deputados que "votam pela cultura" provocou muitas críticas no Senado, desta vez no Plenário. Nesta manhã, o material, atribuído à Frente Mista Parlamentar da Cultura e endossado pelo Ministério da Cultura, provocou polêmica durante a audiência pública de três comissões permanentes sobre o projeto que cria o vale-cultura.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) disse em Plenário que o ministro da Cultura, Juca Ferreira, mentiu aos senadores ao afirmar, durante a audiência, que o ministério não teria contribuído com recursos para a produção do panfleto. De acordo com o senador, depois da reunião da CCJ, Ferreira entrou em contato com o presidente da comissão, Garibaldi Alves (PMDB-RN), reconhecendo que havia sim dinheiro do ministério. Demóstenes disse que vai encaminhar denúncia ao Ministério Público sobre o caso, que, em sua avaliação, configura propaganda eleitoral antecipada - paga com recursos públicos.

*As informações são do UOL Notícias.

O que você acha do "panfleto da cultura"? Os panfletos podem significar propaganda eleitoral antecipada? Comente.

Você sofreu com a falta de luz no Rio de Janeiro?

Moradores de várias regiões do Rio de Janeiro sofreram durante esta semana com constantes interrupções no fornecimento de energia. Na zona sul, por exemplo, blecautes chegaram a durar até 24 horas, e o comércio local se viu obrigado a fechar as portas.

Enquanto a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) cobra explicações da Light, distribuidora de energia responsável por parte da capital, e exige a apresentação de um "Plano Verão" com as principais medidas que devem ser tomadas em curto prazo para acabar com os apagões, especialistas apontam a necessidade de investimentos e criticam a manutenção do sistema.

*As informações são do UOL Notícias.

*Grupo de discussão atualizado às 13h de 28/11/2009.

Você sofreu com a falta de luz no Rio de Janeiro? Conte-nos como foi esta semana.

Lula pode perder prestígio com a visita de Ahmadinejad?

Um editorial do jornal espanhol "El País" nesta terça-feira diz que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva corre o risco de "perder parte do prestígio internacional que colheu", ao receber o colega iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.

"Ahmadinejad pretende buscar fora (de seu país) a legitimidade que dentro continua sendo contestada. Mas a visita ao Brasil também está relacionada às sanções que a comunidade internacional imporá a Teerã após o bloqueio das negociações sobre seu programa atômico", diz o jornal.

* As informações são do BBC Brasil.

Você concorda que Lula pode perder prestígio com a visita do líder iraniano? Comente.

Você concorda com a tese de que "economia não decide eleição"?

O governador de São Paulo e mais provável candidato do PSDB a presidente da República em 2010, José Serra, lançou hoje uma tese polêmica. “Economia não decide eleição”, declarou ele ao conceder longa entrevista à rádio Jovem Pan, transmitida em rede por essa emissora paulista e suas associadas para o Brasil inteiro.

Serra respondia a respeito do estado da economia e como poderia ser o efeito sobre a sucessão presidencial em 2010. Quase falando como candidato a presidente, Serra deu vários exemplos para refutar a tese (em voga no governo) de que a economia em alta favorecerá à pré-candidata a presidente pelo PT, Dilma Rousseff.

“Em 2006, a economia não vinha bem, mas o Lula ganhou a eleição”, disse Serra. O governador tucano também usou uma metáfora. Se a economia está em boas condições, afirmou, seria como decidir sobre a substituição do motorista de um ônibus que está andando bem.

* As informações são do blog do Fernando Rodrigues.

Você concorda com a tese de que "economia não decide eleição"? Comente.

Como você avalia o governo Lula?

Pesquisa do Ibope contratada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgada nesta segunda-feira (7) revela que 83% dos brasileiros aprovam a maneira como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva governa o país.

A porcentagem dos entrevistados que confia no presidente Lula passou de 76% na última pesquisa em novembro para 78% na nova pesquisa.

A avaliação do governo Lula também continua alta. De acordo com a pesquisa CNI/Ibope, 72% dos entrevistados disseram que avaliam como ótimo ou bom o governo Lula. Outros 21% avaliam como regular e 6% classificam o governo como ruim ou péssimo.

Pesquisa CNT/Sensus divulgada no fim de novembro avaliou a capacidade de transferência de votos do presidente Lula nas eleições do ano que vem. O índice dos que não votariam em um candidato apoiado pelo presidente da República baixou de 20,2% em setembro para 16% em novembro.

* As informações são do UOL Notícias.

Como você avalia o governo Lula? Deixe sua opinião.



(Este grupo de discussão foi atualizado às 16h10 de 07/12/2009.)

Você conhece alguma história de decasségui que retornou ao Brasil recentemente?

Cerca de 20% dos 317 mil brasileiros que viviam no Japão em 2008 voltaram desde que a crise econômica despontou nos EUA e atingiu em cheio a indústria japonesa, cujas exportações caíram na mesma porcentagem.

Para quem juntou umas economias, o regresso guarda também suas apreensões. O real e o mercado imobiliário valorizados não facilitam aquisições. E abrir um negócio pode virar um campo minado. Há quem volte achando que comprar linhas telefônicas é um investimento, como era nos anos 80. Há o que se arrisca em um ramo que nunca trabalhou. Há quem compre empresas falidas.

Dentro da comunidade japonesa no Brasil, várias associações dão orientação para os retornados. São palestras de educação financeira, empreendedorismo, reinserção profissional e auto-ajuda. A queixa recorrente é que falta uma coordenação do governo brasileiro, que se beneficiou com a injeção de capital das remessas feitas pelos decasséguis.

* As informações são do UOL Notícias.

Você conhece alguma história de decasségui que retornou ao Brasil recentemente? Você mesmo viveu essa experiência? Como é o processo de reinserção na sociedade brasileira? Deixe seu relato.

Você enfrentou trânsito nesta volta de feriado?

O tráfego está intenso nas principais rodovias do Estado de São Paulo no retorno do feriado prolongado do Dia da Consciência Negra, na noite deste domingo. De acordo com as concessionárias, há lentidão na rodovia dos Imigrantes, Padre Manoel da Nóbrega, Dutra, Bandeirantes e Ayrton Senna.

A previsão é de movimento intenso nas rodovias até as 22h devido ao retorno do feriado, segundo a Secretaria dos Transportes.

* As informações são da Folha Online.

Você enfrentou trânsito nesta volta de feriado? Deixe seu comentário.

 

(Este grupo de discussão foi atualizado às 20h de 22/11/2009.)